quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Comunicado enviado à Rádio CBN Vitória em resposta ao convite para entrevista

À Rádio CBN Vitória,

         Aos cuidados de Juriana Nobre/Fernanda Queiroz,

Em atenção ao convite para entrevista (debate) a radio CBN Vitória, sobre a dragagem portuária do Complexo de Tubarão, informamos que, em decisão tomada em reunião, o fórum considera insuficiente o tempo de cinco minutos oferecido para esclarecimento adequado aos ouvintes,. O Fórum entende também que não há paridade na representatividade, uma vez que  o órgão que deveria proteger a saúde do ambiente e da população neste caso, tem se portado como parceiro do empreendimento. Sendo assim, a população teria somente 5 minutos, enquanto o empreendimento na pratica ficaria com 10 minutos.

Informamos ainda encaminhamento de denúncia ao Ministério Público Estadual e Federal, alertando a degradação do ambiente marinho a partir de 7 km da praia e a 20 metros de profundidade além dos riscos a saúde da população, haja vista que os substratos marinhos próximos às áreas portuárias,são reconhecidamente contaminados por elementos químicos, metais pesados em especiais, que uma vez dissipados em corpo d’água, passa a contaminar as espécies marinhas e, por efeito acumulativo, homem.

O movimento entende a necessidade das dragagens de manutenção, mas condena a utilização de tecnologias arcaicas para minimizar custos em prejuízos ao meio ambiente. Nesse sentido, foram encaminhadas alternativas de descartes do material dragado, uma vez que defendemos a mudança de paradigma em relação à utilização do mar como "bota-fora" de dragagens.

Informamos que o fórum se reunirá na próxima quarta-feira às 19h na Câmara Municipal de Vila Velha e está previsto para o dia 11 mais uma manifestação popular na orla de Vila Velha, que desde já convidamos toda a população. Para mais informações acesse o nosso blog: www.forumambiental.blogspot.com .

Atenciosamente,

Fórum Ambiental Popular Permanente - FAPP