segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vereador de Vila Velha comemora vitória do FAPP


Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, de Vila Velha, nesta quinta-feira (24 de fevereiro), o vereador João Batista Babá (PT) comemorou a primeira vitória efetiva do Fórum Ambiental Popular Permanente (FAPP).

A preocupação dos moradores dos bairros Guaranhuns, Parque das Gaivotas, Jockey de Itaparica, Santa Mônica Conjunto, Santa Mônica Popular, Araçás e Coqueiral de Itaparica extrapolou o ambiente das ruas e das manifestações e conseguiu se transformar em uma liminar da Justiça que suspendeu a obra de instalação dos postes de alta tensão.

“Hoje tenho uma boa notícia. A luta tem nos trazido a esta tribuna, a luta de vários moradores que reclamaram da forma como a alta tensão vinha sendo implantada, mas uma liminar, concedida hoje, embargou essa obra. A EDP/Escelsa foi lá para engambelar os moradores, dando geladeira e prometendo colocar um canteiro de flores nos bairros. Queriam engambelar a população mais humilde. Uma obra dessas, em qualquer lugar do mundo, é feita de forma subterrânea”, destacou Babá em seu discurso.

Ainda dentro de seu prazo para discursar, Babá lembrou dos problemas que ,os moradores do Sítio Batalha, enfrentam quando ocorre uma chuva qualquer em Vila Velha.

“Nem precisa chover muito, qualquer chuva inunda as casas. Tem moradores que tiveram que construir verdadeiros diques em suas casas. No Natal do ano passado diversos moradores daquele local tiveram que passar a noite colocando móveis para cima. Tem gente que está abandonando seus imóveis ou vendendo a preço muito baixo”, alertou o vereador.

Ele explicou que é necessário realizar uma obra de 15 metros que custaria aos cofres do município algo em torno de R$ 150 mil.

“A nossa proposta é que o DER-ES e a Cesan abraçem esta ideia”, sugeriu o parlamentar.