quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ENCHENTES EM VILA VELHA – A RESPONSABILIDADE TAMBÉM É SUA


Os mais antigos devem se lembrar: Vila Velha sem enchentes. O canal da Costa possuía águas límpidas, sendo habitado por vários tipos de peixes e crustáceos.
Com o crescimento desordenado da cidade, e os maus costumes da população, o canal da Costa foi sendo poluído, e já na década de 80, tinha se tornado local de despejo de lixo e esgoto, impróprio para as vidas marinhas.

Até a década de 90, o único transtorno gerado para a população e os visitantes de Vila Velha era o mau cheiro.

No entanto, com a construção da “Terceira Ponte”, obra de grande importância para a mobilidade urbana na grande Vitória, surgiu também a obstrução parcial do Canal na sua desembocadura e a concretagem parcial das laterais impedindo a plena vazão das águas e contribuindo para a ocorrência de enchentes no município.
Não havendo a drenagem pela terra, e com o estreitamento da desembocadura, qualquer chuva um pouco mais volumosa, combinada com a maré cheia, é suficiente para alagar todo o município.
A situação só vem se agravando ainda mais com a obra do canal Bigossi, nos mesmos moldes da que foi feita no canal da Costa, e nenhuma medida de compensação e de melhoria é adotada por nossos governantes.
Passados os anos, a situação das enchentes no município de Vila Velha/ES se agrava, atingindo bairros que antigamente não sofriam com as enchentes, e se repetindo em vários meses dos anos, não somente nos meses de verão como é previsível na região sudeste do Brasil.
Os prejuízos materiais e sociais causados aos munícipes pelas chuvas tem interferido no cotidiano e abusado da paciência das pessoas que nesta cidade residem e tem negócios.
A população de Vila Velha/ES carece de ações e obras efetivas que impeçam definitivamente os prejuízos causados pelas enchentes.
À população cabe a prática de atitudes ecológicas e ambientais corretas para não gerar a sobrecarga de detritos urbanos nos canais que cortam a cidade, e aos governantes a realização de obras que solucionem os alagamentos em Vila Velha/ES.
Nossa cidade precisa urgentemente da dragagem e limpeza do canal da Costa, construção de galerias e de estações de bombeamento de águas, além de limpeza e drenagem dos canais pluviais.
Chega de medidas paliativas. Chega de medidas reparadoras após a ocorrência do caos. Devemos exigir uma ação conjunta da Prefeitura Municipal e do Governo Estadual para solucionar o problema dos alagamentos.
Somente a mobilização da sociedade será capaz de sensibilizar nossos governantes para a necessidade e urgência das medidas acima mencionadas.
Vale lembrar que todos somos prejudicados quando ficamos impossibilitados de ir para o trabalho, ou de levar o filho à escola, ou de ir ao supermercado, ou, ainda, de realizar qualquer outra atividade corriqueira, além de toda a cidade ficar sujeita a enfermidades em decorrência dos alagamentos.
Por isso, a luta deve ser de todos nós moradores de Vila Velha. Cada um de nós é responsável não só por suas atitudes ecológicas e ambientais corretas, mas também por sua atitude cidadã de cobrar dos governantes medidas eficazes de combate às enchentes.
Juntos, podemos acabar com as constantes enchentes em nossa Vila Velha e, quem sabe, até voltarmos a ter águas límpidas e peixes no canal da Costa.

JUNTOS PODEMOS MAIS!!!!!

VILA VELHA SEM ENCHENTES

ESTA REALIDADE É POSSÍVEL E SÓ DEPENDE DE NÓS.